FINANCEIRO
4 estratégias para alavancar seu negócio com duplicatas escriturais

As duplicatas escriturais não são apenas uma evolução tecnológica: são um convite à transformação estratégica. A seguir, destacamos cinco formas práticas de usá-las para fortalecer negócios e ampliar margens.
1. Fortalecimento das relações com fornecedores e instituições financeiras
A previsibilidade dos recebimentos dá segurança aos fornecedores, que podem oferecer melhores condições de prazo e desconto. Para instituições financeiras, a transparência reduz riscos e abre espaço para crédito mais barato. Ao adotar a escrituração, uma indústria (integrada às novas ferramentas de gestão de risco), passa a ser percebida como de menor risco, fortalecendo sua imagem e as relações comerciais com bases de clientes que normalmente demandam prazos adequados para pagamento.
2. Decisões financeiras baseadas em dados
As novas interfaces conectam as duplicatas e notas fiscais aos processos de pagamento, recebimento e conciliação, além de permitir analisar sazonalidades e inadimplência. Ajudando, por exemplo, empresas e executivos comerciais a ter clareza em suas decisões. Isso inclui, inclusive, fazer com que o uso do crédito seja uma estratégia de resultado e sustentação da cadeia produtiva.
3. Redução de riscos e fortalecimento da governança
Com a rastreabilidade e imutabilidade dos registros (especialmente das duplicatas escriturais) e através de soluções que monitoram os processos de pagamento e recebimento, as auditorias ancoradas na conformidade regulatória ficam facilitadas. Para empresas em busca de investimento, isso é um diferencial decisivo: processos de due diligence tornam-se mais rápidos e transparentes, transmitindo confiança ao conselho e aos investidores.
4. Expansão das margens sem aumento imediato de vendas
A adoção da duplicata amplia a gestão dos dados associados aos negócios entre empresas, o que permite ajustes na política comercial de compra e venda. É possível, por exemplo, estabelecer novas condições e prazos ancorados nos dados obtidos, favorecendo boas práticas quanto a melhores datas de pagamento e recebimento e permitindo o uso do crédito como instrumento para trazer resultados.
Entre em contato com nosso time de especialistas e saiba como usar as novas regulações para alavancar o seu negócio.